27 de out. de 2009

5ª Oficina

Relatório 09 – Oficina 09
TP 05 – Unidade 17
Data: 23 e 24 de junho de 2009

Formador: Eneci de Aquino Pilar – Sinop/MT


Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e reconhecer recursos expressivos ligados ao som e à palavra foram os objetivos a serem alcançados no quinto encontro de estudos do Gestar II que abordou o estilo, que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade do falante.
Iniciei este encontro com a leitura compartilhada “Notas”, do livro “Memórias póstumas de Brás Cubas” – capítulo XLV, de Machado de Assis. O texto foi escolhido com o propósito de destacar os recursos expressivos utilizados pelo poeta. Machado de Assis desenvolveu um estilo próprio em suas obras, estilo este reconhecido e seguido por muitos escritores contemporâneos.
Após as considerações acerca da leitura realizada, socializamos os “Avançando na prática” onde uma das cursistas relatou o trabalho de produção de textos narrativos com os alunos de uma turma de educação de jovens e adultos. Esse trabalho foi verificado “in loco” ao fazer visita na escola, quando foi possível perceber o envolvimento dos alunos com o tema proposto.
A professora trouxe para socializar com seus colegas cursistas as produções dos alunos e todos puderam acompanhar os resultados obtidos. Outros cursistas também relataram suas experiências de sala e na sequência entreguei aos mesmos textos sobre estilística para leitura e reflexão. Dessa forma cada um pode tecer suas considerações a respeito do tema.A oficina realizada teve como base a proposta do avançando na prática das páginas 40 e 41 da unidade 17.
Solicitei dos cursistas que, em duplas, planejassem uma atividade diferenciada para seus alunos tendo como referência o texto “Palavra”. Cada dupla apresentou a sua proposta e logo após foi feita uma avaliação do encontro deste dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário