3 de jul. de 2009

1ª Oficina

Relatório 05 – Oficina 05
TP 03 – Unidades 09 e 10
Data: 28 e 29 de abril e 11 de maio de 2009-06-30
Formador: Eneci de Aquino Pilar – Sinop/MT


Este é o quarto encontro que realizamos com os professores da área de Língua Portuguesa da rede municipal de Sinop e a primeira oficina de estudos dos cadernos de Teoria e Prática, do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. No último encontro os professores que estão participando da formação foram orientados a fazerem as leituras e as atividades propostas nas unidades 09 e 10 do TP3, que traz como tema motivador o trabalho. O tema transversal norteia os PCNs e dada a sua importância dentro de um contexto socioeconômico se estende às unidades 11 e 12 deste caderno de Teoria e Prática.
Após dar boas-vindas aos cursistas e dizer da nossa satisfação em tê-los como parceiros nessa jornada, iniciamos os trabalhos com a leitura compartilhada da crônica “O homem trocado”, de Luis Fernando Veríssimo. Dada às características do texto, o ambiente tornou-se descontraído e os professores que ainda demonstravam certa timidez sentiram-se mais a vontade. Alguns professores, principalmente os da zona rural, solicitaram cópia do texto para ler em sala de aula com seus alunos.
O passo seguinte foi reuni-los em pequenos grupos para, por meio de uma dinâmica, levantar os conhecimentos prévios da turma sobre gêneros textuais que, segundo Marcuschi, são eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos. Essas características dos gêneros textuais ficaram evidentes durante a realização da dinâmica que consistia em classificar recortes de jornais, revistas, e.mail, bulas, cardápios etc. Houve dificuldades por parte de alguns professores ao classificar alguns desses materiais quanto ao gênero a que pertencia. Aproveitamos então a oportunidade para dizer que nem sempre um gênero é totalmente puro e que somente aprenderemos a organizar e a identificar os diferentes gêneros textuais se desenvolvermos nossa competência socio-comunicativa, que é a capacidade que temos de perceber as diferenças na organização dos textos.
Dando continuidade aos trabalhos, os cursistas relataram as atividades desenvolvidas com os alunos tendo como suporte o “Avançando na prática” e os cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno – AAA3. A biografia foi o gênero textual que mais se destacou e trouxe a tona um problema comum, senão a todos, a grande parte de nossos alunos, que é produzir um texto em terceira pessoa. Nesse momento frisamos que essa dificuldade é o reflexo da falta de familiaridade do aluno com este gênero, que costuma aparecer nos rodapés dos livros didáticos de forma concisa, sem muito significado para o aprendiz.
O recurso utilizado pela professora para trabalhar essa dificuldade foi reunir os alunos em dupla e assim o colega escrever a biografia do outro; finalizada essa etapa, cada aluno, de posse de sua biografia, fez um trabalho de reescrita do texto. Segundo a professora essa estratégia alcançou seu objetivo que era fazer com que os alunos percebessem que o gênero estudado é utilizado para descrever a vida de alguém, mesmo ainda em vida. Alguns alunos chegaram a comentar que acreditavam que só era possível escrever a biografia de alguém já falecido.
Essa socialização do “Avançando na prática” é importante, pois proporciona a interação e a troca de experiência entre os educadores possibilitando que todos façam uma análise crítica de sua prática pedagógica.
Ao iniciar a oficina cinco, propomos uma atividade onde os cursistas poderiam optar por um dos dois textos: Poesia tirada de uma notícia de jornal e Bom dia. O objetivo foi demonstrar como o gênero pode entrelaçar-se e tornar-se diferente dependendo da situação sociocomunicativa que desempenha. Neste caso específico, os dois textos podem ser considerados poemas, porém com características diferentes à medida que o primeiro prioriza a escrita e o segundo a oralidade por meio da música.
Em grupos, todos foram desafiados a planejar uma atividade que contemplasse um dos textos que deveria ser adaptado para uma situação de sala. Concluída essa etapa, os trabalhos foram socializados e cada grupo expôs a metodologia que será aplicada à referida atividade.
Mesmo que algumas falhas tenham acontecido, principalmente com relação às atividades que deixaram de ser apresentadas por alguns dos professores, que justificaram alegando falta de tempo pelo acúmulo de trabalho nas escolas como conselho de classe e preparativos para o dia das mães, consideramos esse primeiro encontro de estudos do TP3 extremamente gratificante, uma vez que tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente muitos colegas de trabalho, que mesmo enfrentando uma carga horária exaustiva estão dispostos a participar da transformação da educação, transformação essa que passa, necessariamente, por uma mudança de postura quanto ao papel que cada um desempenha na sociedade enquanto cidadão consciente.
O próximo encontro do GESTAR II da rede municipal de ensino de Sinop acontece nos dias 12 e 13 de maio, quando estaremos tratando sobre “tipos textuais” e “a inter-relação entre gêneros e tipos textuais”, atividades estas que encerrarão os estudos do TP3.

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