3 de jul. de 2009

2ª Introdutória

Relatório 04 – 2ª Introdutória
Data: 11, 14 e 15 de abril de 2009.
Formador: Eneci de Aquino Pilar – Sinop/MT


Este é o terceiro encontro com os cursistas e neste dia fizemos a segunda oficina introdutória do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. É importante frisar que esta oficina estava programada para acontecer no segundo encontro em continuidade a primeira oficina introdutória, porém, por não termos a disposição o material do Gestar na data programada realizamos a oficina livre, com o tema “Elaboração de Projetos”.
Levamos para esta oficina uma mensagem de Rubem Alves que vem ao encontro de nossos anseios de aprendizagem. A mensagem “Educar” analisa dentro de um contexto humano que é preciso um novo olhar para as nossas crianças. O autor nos leva a refletir com relação a nossa postura enquanto professor. O tema é desafiador à medida que mexe em estruturas educacionais adquiridas ao longo do tempo. Estas estruturas não se referem apenas as metodologias de ensino, mas principalmente no que diz respeito ao emocional de cada um de nós.
Dando continuidade a proposta do encontro, distribuímos o material aos cursistas que deixaram transparecer certa preocupação com relação ao número de livros. Superada esta primeira impressão começamos o estudo do Guia Geral e para isso dividimos a turma em grupos, salientando a importância desse estudo para a compreensão do referido Guia, o que possibilitará um entendimento eficaz do Programa.
Preparamos o estudo do Guia em slides e as intervenções eram feitas à medida que surgiam dúvidas e comentários. Antes disso fizemos um levantamento das expectativas individuais que foram socializadas no pequeno grupo e por fim levadas para serem discutidas com todos por meio de cartazes. Percebemos que as expectativas em relação ao programa são boas, mas não podemos deixar de destacar que muitos colocaram barreiras devido ao tempo, a quantidade de estudos e as adequações que serão necessárias nas escolas para que o mesmo aconteça. Por conhecer essa realidade foi que fizemos uma apresentação formal do Programa a diretores e coordenadores na Secretaria Municipal de Educação antes de iniciar a formação, oportunidade em que solicitamos a colaboração de todos.
Passado esse primeiro momento, organizamos os cursistas em três grupos e cada grupo ficou responsável por socializar uma atividade. O primeiro grupo ficou responsável em discutir as concepções sobre o ensino aprendizagem e o papel do professor em sala de aula; o segundo grupo sobre a implantação do Gestar na escola e por fim o terceiro grupo as expectativas de mudanças que o Gestar poderá trazer para seus alunos. As atividades foram debatidas no grande grupo e houve necessidade de intervenção por parte do formador, pois em certos momentos fugia-se do foco do tema abordado em razão das angústias dos cursistas com relação ao tempo disponível para estudo e até mesmo com a parte estrutural (física) das escolas. Retomamos o tema, destacando que somos atores de um processo e que as mudanças só ocorrerão se cada um perceber o papel que desempenha na sociedade enquanto cidadão e não apenas como profissional dedicado exclusivamente à educação.
Dando continuidade a oficina, foi explicado o processo de avaliação do Programa e a forma como os cursistas deverão apresentar seus trabalhos. Neste momento abordamos como sugestão a utilização do portifólio por meio de pasta. Também destacamos o cuidado que o professor cursista deverá ter na elaboração de seus registros que devem priorizar a reflexão como instrumento de apoio nas suas intervenções com os alunos. Essa seria a principal função do professor enquanto agente do conhecimento e não apenas um mero repassador do conhecimento.
Encerramos a oficina solicitando dos cursistas que elaborassem um registro do encontro para ser entregue ao formador.

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