17 de jul. de 2009

2ª Oficina

Relatório 06 – Oficina 06
TP 03 – Unidades 11 e 12
Data: 12 e 13 de maio de 2009
Formador: Eneci de Aquino Pilar – Sinop/MT

Iniciei nosso segundo encontro de estudos do TP3, unidades 11 e 12, dando as boas-vindas aos professores cursistas e logo em seguida li o poema “Adolescente”, de autoria do poeta Mario Quintana, retirado do livro Tempo de Poesia. Com essa leitura retomei as unidades anteriormente trabalhadas que abordaram gêneros textuais, frisando que a poesia é um texto literário, pois se caracteriza pela exploração de imagens que as palavras podem criar, sendo este um dos traços mais significativos do gênero poético, uma vez que proporciona prazer aos leitores e ouvintes.
Feitas essas reflexões, incentivei os cursistas a socializarem suas experiências. Este é um momento ímpar, onde cada um sente-se a vontade para descrever sua prática e, em alguns casos, externar suas angústias quando uma atividade não corresponde a suas expectativas. O que se percebe nessas ocasiões é a forma respeitosa com que os professores se tratam, mesmo quando há divergências de opiniões. Isso é bom à medida que proporciona uma troca de experiência positiva.
Alguns professores que não tinham relatado suas experiências das unidades 9 e 10 puderam fazê-lo. A professora Suzana Marques apresentou o trabalho com anúncios da página 65 do TP3. Ela iniciou a atividade explicando o que é um anúncio, para que serve e onde normalmente é veiculado. De posse dessas informações os alunos confeccionaram anúncios de compra, venda, troca etc. Também foi apresentado aos alunos modelos de anúncios literários e solicitado aos mesmos que produzissem anúncios com base nesses modelos.
A professora Alice Deringer socializou a atividade desenvolvida com seus alunos sobre o tema transversal trabalho. As definições para trabalho foram as mais variadas e segundo ela os alunos, quase que na sua totalidade, associaram trabalho a remuneração, ou seja, só é trabalho algo que tem retorno financeiro.
As socializações das experiências referentes às unidades 11 e 12 enfocaram as sequências tipológicas, com ênfase para a descrição e narração. A professora Érica Hoffmann trabalhou com alunos da 5ª série com a descrição tendo como referência o Avançando na prática da página 109.
Em seu relato a professora Alice disse ter se baseado no avançando na prática da página 124 para trabalhar sequências tipológicas. O objetivo era que os alunos distinguissem descrição de narração. Segundo a professora os resultados alcançados superaram suas expectativas, tanto pelo nível do material produzido quanto pelo grau de comprometimento dos alunos.
Prometendo retomar em outra oportunidade o relato dessas experiências dei início à proposta de atividade desta oficina tendo como base o texto “Salário mínimo”, de Jô Soares. Para essa tarefa a turma foi dividida em dois grupos e cada grupo tinha que encontrar argumentos que sugerissem ser o texto um exercício de redação escolar ou não. Na socialização cada grupo defendeu seu ponto de vista, dizendo os motivos que os levaram a essa interpretação.
Um ponto negativo que não poderíamos deixar de destacar tem sido a ausência de alguns professores nos encontros. A principal causa disso, segundo os próprios cursistas, é o fato de que, por vezes, eles precisam entrar em sala para substituir colegas que se afastam das aulas pelos mais diferentes motivos, o que impossibilita a presença na formação. Outros, porém, confessam que ficaram “intimidados” pelo excesso de atividades que precisam cumprir.
Apesar desse revés continuo animado para o próximo encontro que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, quando abordaremos leitura e processos de escrita.

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