3 de jul. de 2009

Oficina Livre - Projetos

Relatório 03 – Oficina Livre – Projetos
Data: 07, 08 e 13 de abril de 2009.
Formador: Eneci de Aquino Pilar – Sinop/MT


Neste segundo encontro do Gestar II e por não termos em mãos o material de apoio, decidimos realizar a primeira oficina livre com o tema “Elaboração de Projetos” que contribuirá oportunamente para a elaboração de projetos que serão desenvolvidos ao longo do Programa.
Para esta oficina contamos com a colaboração da professora Carla Sprizão Ponce, pedagoga com especialização em psicopedagogia que atua no Departamento de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Sinop.
Trabalhar com projetos na escola faz parte do cotidiano da maioria de nossos professores, porém muitos ainda encontram dificuldades na estruturação dos mesmos, como definir os objetivos a serem alcançados e até mesmo reconhecer qual projeto melhor se encaixa em determinada ação.
Por trabalhar diretamente com projetos e conhecer essa realidade, a palestrante pontuou os diferentes tipos de projetos e em quais situações a aplicação de cada um se enquadraria, dando ênfase ao projeto de cunho didático e ao sócio-educacional.
Primeiramente a professora iniciou dizendo que a palavra projeto vem do latim “pro-jicere” que significa colocar adiante, usando como referência o teórico Kruglianskas. Segundo ela projeto é uma atividade que deve ser executada numa sequência lógica para atender objetivo pré-estabelecido e também é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único, limitado por prazo, orçamento, recursos e especificações de desempenho. Esse momento serviu para os cursistas questionarem a palestrante e esclarecer as dúvidas existentes.
De posse dos fundamentos teóricos, os cursistas realizaram uma atividade onde estruturaram um projeto que poderá ser, inclusive, aplicado em sala. A professora Carla fez questão de salientar que é comum surgirem dificuldades no momento de colocar um projeto em prática, mas que essas dificuldades não são intransponíveis e que o sucesso do mesmo depende do cuidado que se tem durante todo o processo de elaboração; que podemos considerar um projeto bem sucedido quando este atinge o objetivo proposto; é concluído no período de tempo previsto; não ultrapassa o orçamento; atende as especificações estabelecidas; tem boa aceitação do beneficiário e demais partes envolvidas e é transparente na prestação de contas.
Com essa oficina de projetos atingimos o objetivo que era esclarecer dúvidas pertinentes ao tema.
Encerramos as atividades agradecendo a presença da professora Carla que muito contribuiu no enriquecimento pedagógico de todos.

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