3 de jul. de 2009

Estreia

Relatório 01 – Aula Inaugural – 18 de março de 2009
Formador: Eneci de Aquino Pilar – Sinop/MT

Noite de estreia.....
...de uma educação renovadora... de um novo pensar... de um novo agir...

Na quarta-feira, 18 de março, nas dependências do CEFAPRO Sinop realizamos a aula inaugural do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Esta aula inaugural contou com a presença do secretário municipal de educação, professor Antônio Thadeu Gomes de Azevedo, da assessora pedagógica, professora Silvia Kuhn, da diretora do CEFAPRO/Sinop, professora Kátia de Oliveira Carvalho, das coordenadoras do Programa, professoras Ângela Maria Dezan Barbuino e Lucinéia Jonat Lourenço, representantes do CEFAPRO/Sinop e da Secretaria Municipal de Educação, respectivamente, dos formadores das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, das redes estadual e municipal.
Aproximadamente sessenta professores do município, bem como de cidades vizinhas como Cláudia, Santa Carmem, Vera e Feliz Natal se fizeram presentes no encontro.
A solenidade contou com a participação do violinista Jackson Messias, aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, que executou o Hino Nacional Brasileiro e a canção Kanon, sendo muito aplaudido pelos presentes. Outra apresentação muito aplaudida foi a do grupo de dança da E.M.E.B. Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, coordenado pela professora Silvia Mara da Silva, que apresentou a dança ‘O Pantanal’.
Logo após a execução do Hino Nacional, do Hino do Mato Grosso e da apresentação cultural, a mestre de cerimônia, professora Teofanis Teresinha Zabot Anjos passou a palavra às autoridades presentes.
Em seu pronunciamento o secretário Antonio Thadeu destacou o esforço que vem sendo feito para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da educação e que a formação continuada é um dos meios dessa capacitação ser efetiva. Ainda segundo o secretário, a busca pela capacitação deve ser constante, o que justificará a realização de novos cursos.
Após a exibição do vídeo “O Saber e o Sabor” a coordenadora municipal Lucinéia Jonat Lourenço destacou os objetivos do programa que é uma ação do Programa de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com o Estado e o Município.
O Programa Gestar II vem contemplar professores que atuam da 5ª a 8ª série ou 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo a capacitação do professor de sala para interagir de forma efetiva no cotidiano do aluno, valorizando a prática pedagógica.
De forma sucinta o programa foi explicado aos presentes e também foi dada ênfase a estrutura de como a formação acontecerá. Sendo um programa de formação continuada os professores tiveram acesso a informações como carga horária, certificação, duração do programa e informações gerais.
A assessora pedagógica Silvia Kuhn, representante da SEDUC, em sua fala agradeceu a presença de todos e destacou a importância de uma formação do nível do GESTAR que vem para contribuir na prática pedagógica de nossos professores.
Encerramos as atividades agradecendo a presença de todos.


Autoridades presentes no lançamento do GESTAR II em Sinop

Formadores do CEFAPRO e Secretaria Municipal de Sinop


Professores e comunidade escolar prestigiaram
o lançamento do Programa em Sinop

Nenhum comentário:

Postar um comentário