3 de jul. de 2009

Aula introdutória

Relatório 02 – 1ª Introdutória
Data: 31 de março, 1º e 13 de abril de 2009.
Formador: Eneci de Aquino Pilar – Sinop/MT


A primeira oficina introdutória do Gestar II foi realizada no dia trinta e um de março, terça-feira, das 13:00 às 17:00 horas com a turma da tarde e dia primeiro de abril das 18:30 às 22:30 horas com a turma da noite nas salas de estudo de uma igreja, cedida gentilmente para a formação. Na zona rural a referida oficina aconteceu no dia treze de abril no período matutino.
Esta primeira oficina foi realizada em conjunto com a área de Matemática a fim de otimizar tempo e espaço, pois havia necessidade de transporte dos materiais tanto para a zona urbana como para a zona rural.
Neste primeiro momento tivemos a participação da coordenadora do Programa e também da encarregada pelo Departamento de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação que apresentou formalmente os formadores das respectivas áreas e disse de sua alegria em estar iniciando a formação, formação esta tão almejada e reivindicada pelos professores. Para Lucinéia, ter um momento de reflexão em conjunto, é fundamental para aperfeiçoar a prática pedagógica o que beneficiará o aluno, sendo este o objetivo principal de qualquer formação. A professora Télvia Marques, chefe do Departamento de Programas e Projetos deu boas-vindas aos cursistas e colocou-se à disposição para atender as necessidades que o Programa exige para que este realmente aconteça de forma efetiva.
Destacamos enquanto formadores que nosso papel não é formar professores, mas sim colaborar na busca de novas práticas, salientando a importância da formação e qualificação dos profissionais para o crescimento pessoal. Frisamos também que não existem fórmulas prontas e que o programa não deveria ser visto como mais uma formação, mas como momentos de reflexões e discussões sobre a aprendizagem.
Houve uma socialização onde cada cursista se apresentou, falou da origem do seu nome, cada um com suas peculiaridades e sentidos, destacando momentos de sua vida pessoal, momento este que gerou muita emoção. Em um segundo momento o foco foi a formação, os motivos que os levaram a escolher a área da educação, seus pontos positivos e negativos.
Por entender que o vídeo “O Saber e o Sabor” apresentado na formação em Cuiabá traz reflexões sobre a prática pedagógica predominante, vimos a necessidade de repassá-lo aos cursistas objetivando discussões e mudanças na prática individual. As reflexões abordam a importância do papel do professor como instigador, provocando situações que leve o aluno a desenvolver o senso crítico.
Durante a exibição do vídeo foram feitas intervenções com relação a fala dos entrevistados e oportunizado aos cursistas que expressassem suas opiniões. Percebemos durante as interferências a preocupação em relação à efetiva aplicabilidade do que estava sendo exposto, levando-se em consideração os diferentes contextos.
Quando Rubem Alves faz referências em aproveitar somente o que tem significado, o que é realmente importante, citando o exemplo da água do macarrão que escorre ficando apenas o macarrão percebe-se um novo olhar com relação ao que já foi feito e o que ainda poderá ser feito pela educação.
Percebemos no grupo a necessidade de um novo olhar para a educação, de aproveitar aquilo que realmente tem significado, porém a grande dificuldade é como fazer isso. Sabemos que essa transformação somente será possível com a participação da sociedade de um modo geral e não apenas no âmbito escolar. Essas mudanças de paradigma devem envolver toda a sociedade.
Após as reflexões foi dado prosseguimento a oficina com a apresentação do programa por meio de slides, oportunidade que se esclareceram as dúvidas, os objetivos e de que forma seriam realizados os trabalhos com os professores cursistas nas oficinas.
Desse primeiro encontro levamos a impressão que será necessária uma mudança de postura de todos enquanto profissionais da educação para alcançar nossas metas que é tornar nossos alunos cidadãos críticos e autônomos. Acreditamos que o Gestar II, enquanto formação continuada será um suporte importante nessa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário